A palavra buscada precisa conter mais que duas letras!

Guia Taubate Banner

A cidade Pontos turísticos

Catedral Nossa Senhora da Piedade

Por volta do ano de 1698 a Capela de Nossa Senhora da Piedade foi erguida por meio de doações feitas por Bento Rodrigues Caldeira, Jõao de Almeida e Pedro da Costa Colaço. Em 1890 foi erguida em seu lugar e inaugurada a Catedral Nossa Senhora da Piedade. A igreja foi construída de frente para o Rio Paraíba e para o porto que ali existia na época porque se imaginava que a cidade cresceria naquela direção. Diferente do que se pensou a população se desenvolveu ao Leste da cidade e a igreja ficou de costas para a mesma. Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira da Cidade.


Igreja São Benedito

Inaugurada em 1884, é uma construção em estilo gótico com seu interior em estilo barroco. Foi edificado pela antiga irmandade de São Benedito, criada em 1852 quando Lorena ainda se chamava Vila. Em 15 de novembro de 1917, durante o pontificado do Papa Bento XV, foi o Santuário de São Benedito agregado à Basílica de São Pedro, em Roma, distinção que notabilizou nossa Igreja como o único Santuário Basílica de São Benedito do mundo todo. Os fiéis que visitam o Santuário Basílica em Lorena recebem, de acordo com as leis canônicas, as mesmas indulgências daqueles que visitam a Basílica de São Pedro em Roma.


Praça Dr. Arnoldo de Azevedo

Inaugurada também em 1890 e marca o centro da cidade. Recebeu vários nomes como “Praça Imperial”, Praça “Liberdade” e, finalmente, Praça Dr. Arnolfo de Azevedo. O centro da cidade conta com esta praça que é palco de muitas atrações, reúne muitos cidadãos lorenenses que gostam de passar horas e horas só apreciando o local. Inúmeros eventos da cidade ocorrem na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo ou nos seus arredores como: competições esportivas, procissões, tapetes de Corpus Christi, carnaval, entre outros.


Solar Baptista D'Azevedo

Mais um patrimônio histórico da cidade é o Solar Baptista D’ Azevedo. De propriedade de família Pinto Antunes, o SOLAR BAPTISTA D´AZEVEDO é inteiramente mobiliado e decorado com peças autênticas , havendo um parque com exemplares raros de árvores da região ao seu redor. Trata-se de um patrimônio histórico da cidade.


Solar do Conde de Moreira Lima

É considerada uma das construções antigas mais belas de todo o Vale do Paraíba. Construído com os mais finos materiais importados, o Solar que pernoitaram o Imperador Dom Pedro II , a Princesa Isabel e o Conde D'EU, atualmente encontra-se despojado de todas as riquezas que o caracterizavam. Destinado para um orfanato para meninas "brancas", no testamento do Conde, o Solar já foi escola, depois permaneceu fechado por muito tempo, atualmente aloja a Casa da Cultura de Lorena, onde estão o Museu Municipal, a sala Euclides da Cunha e as Secretária de Cultura. O prédio foi tombado pelo CONDEPHAAT


Alguma dúvida? Entre em contato conosco


Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate
Parceiros GuiaTaubate